O coronavírus – pandemia que mantém o mercado e a sociedade como um todo em estado de alerta, desde março de 2020 – impulsionou sobremaneira a digitalização das empresas.
A transformação digital, que antes era um projeto futuro, mesmo que não muito distante, tornou-se urgente para muitas companhias. Até as que trabalham e investem em tecnologia da informação tiveram que ajustar e incluir serviços; já as que ainda não viam a TI como prioridade, perceberam que é uma prerrogativa para se manter forte e competitivo.
Uma das atividades mais requisitadas foi a aplicação em nuvem, ou cloud computing.
Cloud computing
O home office se tornou – do dia para noite – necessidade e mudou a rotina de muitas empresas. Tudo precisava continuar funcionando e novas rotinas foram rapidamente implantadas.
Reuniões e conferências passaram a ser baseadas em nuvem, ou cloud computing, mais e mais informações e dados passaram a ser compartilhados.
Ah! E a preocupação com a segurança da informação redobrou.
2020 e 2021: o boom da internet!
Números da Anatel são impressionantes. Em 2020 o uso da Internet no Brasil aumentou mais de 40%. O boom foi capitaneado pela alta na utilização de apps, serviços de streaming e no ensino EAD.
Essa nova realidade fez também com que soluções de Machine Learning, Cloud Computing, Análise de Dados, Segurança da Informação e Inteligência Artificial fossem valorizadas em diferentes atividades. O aprendizado e utilização coletiva foi intensificado, oportunizando inclusive uma série de insights sobre o comportamento do usuário da atualidade.
Boa notícia: a tendência é que esse movimento aumente ainda mais em 2021.
Assim, empresas que ainda não estavam, precisaram rapidamente se adaptar e iniciar o processo de migração da computação tradicional para a nuvem.
Como acontece
A implementação é realizada num trabalho conjunto que envolve o provedor de nuvem, o time de TI da empresa contratante e o fornecedor do software. Juntos, acompanham todo o processo, como a homologação e a entrada em produção para se certificar que a migração seja bem sucedida.
Além da segurança dos dados, destacamos mais vantagens conquistadas por meio da utilização da nuvem, como por exemplo: o menor custo inicial, a rapidez de implementação, as atualizações bastante simples, a acessibilidade e escalabilidade.
Dados e mais dados! Pesquisas confirmam!
Catalisador de processos
O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, que mostra que muitas pessoas perceberam a pandemia como um catalisador de processos, ou seja, muito do que aconteceu demoraria muito mais se não fosse o “empurrãozinho” da pandemia.
- 34% dos entrevistados enxergam a pandemia como um catalisador de processos.
Como as empresas estão lidando com a ampliação da demanda
A consultoria International Data Corporation (IDC) realizou uma pesquisa que identificou como as empresas estão lidando com os desafios que chegaram junto com a pandemia. Na maioria dos casos, as respostas confirmam uma tendência bastante percebida pelos quatro cantos do Brasil.
- 62,8% das organizações brasileiras empregaram um modelo de trabalho dinâmico e reconfigurável;
- 52,4% conectaram organizações e indivíduos, independentemente de sua localização;
- 40% estão garantindo resiliência na infraestrutura digital e
- 38,7%, gerando confiança nos clientes.
Mais do que acelerar, essa mudança alertou o mercado para a complexidade dos processos de TI e a necessidade de profissionais cada vez mais capacitados e atualizados.
Soluções que otimizam a gestão
A automatização dos processos aumenta a produtividade, oferece respostas em tempo real e uma ampla visão do ecossistema, importantíssimo para a tomada de decisão.
O SAP Business One é um ERP completo e seguro, que disponibiliza informações do processo de gestão e promove o controle total da empresa, de ponta a ponta.
Outra ferramenta que otimiza sobremaneira a gestão é tecnologia cloud. Conhecida também como Cloud Computing ou Computação na Nuvem, possibilita o uso online de recursos da computação, por meio da internet. Com a tecnologia cloud, o usuário edita documentos, armazena dados e compartilha informações de maneira remota, sem downloads ou instalações, entre outros.
Assessoria de Comunicação Áxe Tecnologia: Fernanda Thiesen Furtado – Jornalista JPSC 1449
Quer saber mais?
Envie um e-mail para comercial@meninodosite.com.br, ficaremos felizes em ajudá-lo.
SOBRE A ÁXE
Revenda Oficial da Tableau e do SAP Business One, a ÁXE Tecnologia se destaca na implementação de soluções que atuam em processos de negócios com recursos de governança, aumentando a produtividade das empresas clientes. São produtos inovadores, que conciliam tecnologia, pessoas e dados.