Como funciona? Quais são as suas vantagens?
Você sabe o que é Data Warehouse? O Data Warehouse ou, em tradução literal para o português, “Armazém de Dados” é um gigantesco banco de dados, capaz de armazenar e analisar milhões de registros, individuais e agregados.
É uma ferramenta criada para dar suporte às ações de Business Intelligence (BI) em atividades avançadas. Fornece aos usuários finais uma série de relatórios, painéis e demais interfaces fundamentais para a tomada de decisão em uma corporação.
É uma organização do banco de dados, que centraliza informações, registradas em fontes variadas, provenientes de planilhas, ERPs, CRMs, entre outros.
O DW mantém – com segurança – todas essas informações disponíveis para consulta, com muita agilidade.
Registro oficial!
Informações contidas no Data Warehouse são as chamadas séries históricas, pois possibilitam a análise de eventos que aconteceram e foram registrados.
Esses dados são estáticos, ou seja, estão disponíveis apenas para leitura e não podem ser alterados.
Características do Data Warehouse
O cientista da computação William Inmon, considerado o pai do Data Warehouse, destacou quatro funções importantes para direcionar os trabalhos do usuário, como:
- A orientação para o assunto ou área funcional determinada.
- A integração, consistência entre diferentes tipos de dados de fontes distintas.
- Os dados estáveis, não mudam.
- Oferece um resumo das mudanças e transformações ocorridas ao longo do tempo.
Diferenciais do Data Warehouse!
O principal deles é disponibilizar informações com agilidade, muita agilidade! As pesquisas e a geração de gráficos e tabelas são praticamente instantâneas. A alta taxa de transferência de dados é outro diferencial. É muita informação disponível para trabalhar. Também a flexibilidade para o usuário final, pois ele pode organizar o formato e ou volume de dados, de acordo com a sua necessidade.
Como surgiu o Data Warehouse?
A década de 1980 foi uma época em que as necessidades de análise dos dados cresceram rapidamente e a criação do Data Warehouse iniciou a partir do aperfeiçoamento dos sistemas de informação empresariais e da necessidade de ter um espaço que guardasse índices históricos.
Iniciou em grandes corporações e, aos poucos, ferramentas e melhorias foram desenvolvidas para apoiar a estrutura do Data Warehouse e ampliar sua utilização. Atualmente, funciona como um suporte, ou uma moderna biblioteca de dados que reúne os sistemas de informações gerenciais.
Como planejar um Data Warehouse?
Ao entender a necessidade de utilizar um Data Warehouse, o primeiro passo da organização é definir quais as necessidades dos usuários finais e os requisitos de negócios específicos. A partir daí, inicia o desenvolvimento de um escopo e do projeto conceitual, também a criação do design lógico e físico.
O design lógico define as relações entre os objetos enquanto o design físico define a maneira de armazenar e recuperar os objetos, além de incorporar processos de transporte, backup e recuperação.
Algumas informações são imprescindíveis, como a definição do conteúdo de dados, os relacionamentos dentro e entre os grupos de dados, o ambiente de sistemas que dará suporte, as transformações de dados necessárias e, finalmente, a metodologia de atualização de dados.
Atualizações e ajustes
Na maioria das vezes, ao iniciar o projeto do Data Warehouse, os usuários finais não sabem descrever todas as informações que precisam. Em alguns casos, a necessidade é percebida após o início do uso, mas, em outros, a partir da utilização, abrem-se diversas possibilidades e oportunidades que a empresa quer usufruir.
Desta maneira, o planejamento inicial deve incluir exploração suficiente para antecipar as necessidades e a equipe de desenvolvimento deve prever um espaço para expansão e evolução, acompanhando as necessidades da empresa e dos usuários finais.
Assessoria de Comunicação Áxe Tecnologia: Fernanda Thiesen Furtado – Jornalista JPSC 1449
Quer saber mais?
Envie um e-mail para comercial@meninodosite.com.br, ficaremos felizes em ajudá-lo.
SOBRE A ÁXE
Revenda Oficial da Tableau e do SAP Business One, a ÁXE Tecnologia se destaca na implementação de soluções que atuam em processos de negócios com recursos de governança, aumentando a produtividade das empresas clientes. São produtos inovadores, que conciliam tecnologia, pessoas e dados.