Melhorar a performance, os resultados, tornar a gestão cada vez mais simples, ágil e precisa é o grande desafio de corporações como a MKraft – maior distribuidora independente de aços para indústria do Estado de Santa Catarina.
Recentemente, a empresa foi protagonista em um movimento disruptivo, de abertura para o novo, onde – a partir da atualização da versão do ERP – a tecnologia potencializou a otimização dos processos.
Quer saber como?
Há cerca de cinco anos, a MKraft utiliza o SAP Business One – software de gestão empresarial que automatiza as principais funções de negócios, como finanças, operações e contabilidade. Com o objetivo de adequar o software às rotinas da empresa, foram incluídos ajustes específicos e uma série de add-ons que, na época, solucionaram problemas.
A MKraft cresceu, abriu uma filial e ampliou sua atuação com representantes em outras cidades e Estados. Aos poucos, percebeu-se que o ERP precisava ser mais ágil e objetivo para atender a demanda e os planos de crescimento. Foi aí que a equipe da Áxe Tecnologia sugeriu a atualização da versão do ERP para o SAP HANA.
Qual a diferença?
High Performance Analytic Appliance, ou HANA, significa ferramenta analítica de alto desempenho. O SAP HANA tem desempenho superior em relação à versão SQL e isso acontece por ele combinar diferentes processamentos em um único banco de dados in-memory. Assim, o acesso aos dados é disponibilizado em formato mais simples, em tempo real direto na memória do servidor.
Planejamento e ação!
Lorena da Costa Mohr Tomelin, que é Diretora de Operações na MKraft, destaca que o fator preponderante para o sucesso do projeto foi a atenção adequada a cada etapa. Ela conta que uma equipe formada por integrantes da MKraft e da Áxe Tecnologia se dedicou ao projeto e, engajados, dedicaram tempo e atenção ao planejamento da mudança – desde o estudo e entendimento das necessidades, até os testes, ajustes e a validação da nova ferramenta junto aos profissionais da empresa. “As informações passaram a ser apresentadas com objetividade nas telas, as rotinas dos vendedores foram simplificadas. Eles, naturalmente, perceberam e elogiaram a melhoria”, reitera Lorena.
Definição e revisão dos processos
Maicon Vieira, coordenador de TI da MKraft, ressalta que um dos pontos chave para o sucesso da atualização do ERP foi a definição exata de cada um dos processos e a verificação do que realmente precisava de personalização e o que poderia ser ajustado ao procedimento padrão disponível na ferramenta – o que representa agilidade.
“A nossa virada de chave mais importante foi a adequação dos processos ao que o sistema oferece, ao invés de customizá-los. A Áxe nos apoiou com o entendimento detalhado do que a ferramenta oferece e, como resultado direto, conquistamos padronização e velocidade”, argumenta Maicon.
Lorena explica que esse ajuste representou o amadurecimento da MKraft. “Os gestores assumiram o desafio de adaptar o processo ao que o sistema oferece. Ganhamos velocidade, performance e crescemos também no acesso à plataforma quando saímos do sistema físico para a nuvem”, afirma.
A diretora complementa que a transparência na comunicação, o planejamento estruturado e o engajamento dos gestores – somados à preocupação genuína do time da Áxe Tecnologia, no momento da virada do sistema – foi importantíssimo para que os resultados acontecessem.
Tânia Carolina Gabriel Ferreira, gerente de Operações da MKraft, enfatiza que toda essa mudança confirma um importante valor da empresa “Qualidade – É possível fazer melhor e mais simples”. Ela lembra que o olhar atento e voltado para a melhoria de cada um dos projetos e processos desencadeou uma série de ajustes importantes que agregaram valor ao todo.
“Os resultados são percebidos pelo time desde os primeiros testes. Os processos foram simplificados, os roteiros e as tarefas agora são claros, o que facilita e agiliza o trabalho do usuário” enaltece Tânia.
Aline Rufino Chiele, assessora da direção, complementa a fala de Tânia ressaltando que a atualização do ERP foi uma construção coletiva, realizada a muitas mãos, que gerou comprometimento e evolução para toda a equipe. “O time se engajou. Tivemos a oportunidade de conhecer melhor os processos e rotinas; de exercitar o olhar e a perspectiva dos outros setores acerca daquilo que podemos melhorar”, diz.
Tania e Lorena concluem que o HANA otimizou processos, potencializou resultados, deu autonomia e, sobretudo, valorizou o time. Acrescentam que entre as premissas para 2023, ano em que a MKraft completa 25 anos, está a troca do sistema de BI para a gestão da empresa. Assim, a partir dos dados, a companhia terá embasamento para a tomada de decisão com ainda mais assertividade.
Alexandre Borges, que é sócio da Áxe Tecnologia, confirma que cada trabalho, cada implantação e ou atualização é único – pois cada cliente tem suas particularidades. O comprometimento da equipe MKraft em realizar o que foi definido em Comitê e alinhado para a virada do sistema foi primordial para o resultado positivo. “Os gestores estavam realmente preparados para a mudança, o que foi fundamental para o sucesso do projeto”, define.
Assessoria de Comunicação Áxe Tecnologia: Fernanda Thiesen Furtado – Jornalista JPSC 1449
Quer saber mais?
Envie um e-mail para comercial@meninodosite.com.br, ficaremos felizes em ajudá-lo.
Sobre a ÁXE
Revenda Oficial da Tableau e do SAP Business One, a Áxe Tecnologia se destaca na implementação de soluções que atuam em processos de negócios com recursos de governança, aumentando a produtividade das empresas clientes. São produtos inovadores, que conciliam tecnologia, pessoas e dados.