Meio ambiente e COVID-19: quais foram as mudanças?

meio ambiente e covid

Qual é o nosso papel? A sua empresa está preparada – sob o ponto de vista ambiental – para a retomada?

Recentemente, o site da Tableau publicou um texto que chamou a atenção de todos aqui na ÁXE Tecnologia. Compartilhamos em nosso grupo e tivemos uma série de comentários, por isso, achamos que seria legal dividirmos o assunto, convidando você para refletir também.

No texto, Neal Myrick, Chefe Global da Tableau Foundation, destaca como a COVID-19 transformou o mundo. Apesar dos estudos científicos e principalmente da vacina trazerem algum conforto, ainda não se sabe por quanto tempo essa doença afetará a vida de todos.

É fato! Regras de isolamento e distanciamento social passaram a fazer parte da rotina global. Diante disso, economia, vida pessoal e meio ambiente foram – e continuam sendo – amplamente impactados.

Sim, a COVID-19 impactou também a saúde do planeta Terra!

Todo este movimento vem sendo acompanhado e monitorado com dados em tempo real. Relevantes, informações e gráficos sobre a pandemia são atualizados o tempo todo. A saúde e o meio ambiente geram dados relevantes que dão embasamento aos gestores para tomadas de decisão, implementação de políticas públicas, ações, regras, estratégias, etc.

Líderes: qual a estratégia para a retomara?

Myrick afirma que ao pensar na recuperação, a comunidade espera dos líderes corporativos uma estratégia ambiental forte e muito bem elaborada. Ele elege alguns pontos fundamentais e afirma que o vínculo entre a saúde do planeta e da humanidade precisa guiar as decisões tomadas por líderes em todo mundo.

Ratifica a fala de Inger Andersen, diretora do programa ambiental da ONU, que disse “Quando os motores de crescimento voltarem a funcionar, precisaremos analisar como uma gestão prudente da natureza pode fazer parte dessa “economia diferente” que deverá emergir, com as finanças e as ações alimentando empregos verdes, crescimento verde e um estilo de vida diferente, pois a saúde das pessoas e a saúde do planeta estão interligadas, e ambas podem prosperar em igual medida.”

Ele dá sequência ao seu raciocínio questionando quais passos os líderes devem tomar para que quando os motores de crescimento voltarem a funcionar, possamos garantir a saúde do planeta.

Impactos negativos, mas positivos também!

Myrick lembra que em todo o mundo muitas empresas foram bastante prejudicadas com a COVID-19 e tiveram que adotar mudanças radicais, do dia para a noite, para poder dar continuidade aos seus negócios e seguir as regras impostas para frear a propagação do vírus.

Mas, surpreendentemente, ele informa dados que comprovam que o planeta foi beneficiado com essas mudanças.  Sim, com o isolamento social, os níveis de poluição e emissão de poluentes caíram drasticamente em praticamente todo o mundo.

A argumentação do Chefe Global da Tableau Foundation confirma que dados de satélites e de dispositivos de sensoriamento remoto mostram que nas áreas mais afetadas pela COVID-19 – especialmente em centros urbanos – as emissões de dióxido de carbono, a poluição do ar, o congestionamento e as emissões dos meios de transporte praticamente desapareceram ou diminuíram bastante.

Redução das emissões: meio ambiente agradece, mas alerta para o futuro

Rob Jackson, professor da Universidade Stanford e presidente do Global Carbon Project, argumenta que a COVID-19 pode causar a primeira grande queda, de cerca de 5%, nas emissões em mais de meio século, mas essa não é a maneira como queremos alcançá-la, à custa de milhões de pessoas desempregadas ou que perderam a vida.

Ele conclui com um alerta e preocupação! Entende que logo que as medidas de isolamento social forem reduzidas, as pessoas retomarão suas rotinas e as emissões devem aumentar novamente.

E agora? Quais as mudanças?

Então quer dizer que a gente não vai aprender essa lição da pandemia? Voltaremos a destruir o meio ambiente exatamente como fazíamos antes?

A partir da apresentação destas ideias, o autor questiona o pós-pandemia. Quais políticas devem ou podem ser mantidas?

Ele ressalta que os líderes devem pensar em um plano de ação climática para suas empresas estruturado com base nas lições aprendidas com a COVID-19. Exemplifica o trabalho remoto, o transporte verde e a inspeção das instalações das empresas (para garantir que elas estão operando de acordo com os mais altos padrões de eficiência) como itens importantes que devem entrar na agenda coletiva.

Claro! A participação de todos é fundamental!

Políticas ambientais

O Chefe Global da Tableau Foundation prossegue alertando que a implementação de políticas ambientais nas organizações é necessária. Enaltece que nos últimos anos, empresas e investidores têm se comprometido com a sustentabilidade, especialmente após a publicação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que aconteceu em 2015.

Ele informa que, em 2018, um relatório da PwC constatou que:

  • 50% das empresas tinham priorizado vários ODS,
  • 27% tinham inserido os objetivos em suas estratégias corporativas,
  • mais de 90% das maiores empresas nos EUA elaboram um relatório de sustentabilidade corporativa

Ele conclui que as empresas devem se comprometer com objetivos que vão além do escopo dos seus próprios negócios, mas que são fundamentais para o planeta a longo prazo.

Ao comentar que a COVID-19 mostrou como as ações de indivíduos, empresas e comunidades, afetam o planeta, o Chefe Global da Tableau Foundation conclui que, a menos que façamos algo agora, corremos o risco de novas ameaças no futuro. “Os líderes corporativos têm a oportunidade de definir estratégias dentro das suas operações e em conjunto com governos, organizações sem fins lucrativos, e entre si, para garantir a saída dessa crise com um plano de sustentabilidade”, finaliza.

Eita!?

Já parou para pensar como o COVID-19 impactou positivamente o meio ambiente e qual o nosso papel pós-pandemia para que esses ganhos sejam mantidos?

É muito importante refletirmos sobre este assunto e o momento é agora!

Assessoria de Comunicação Áxe Tecnologia: Fernanda Thiesen Furtado – Jornalista JPSC 1449

Quer saber mais

Envie um e-mail para comercial@meninodosite.com.br, ficaremos felizes em ajudá-lo. 

SOBRE A ÁXE

Revenda Oficial da Tableau e do SAP Business One, a ÁXE Tecnologia se destaca na implementação de soluções que atuam em processos de negócios com recursos de governança, aumentando a produtividade das empresas clientes. São produtos inovadores, que conciliam tecnologia, pessoas e dados.

Esta Gostando? Compartilhe

Mais Populares: