Fonte: Tableau
Após uma prova de conceito bem-sucedida, a Heon Health OnLine decidiu usar o Tableau para avaliar as taxas de doenças relacionadas ao HIV, câncer e hemofilia. Com o Tableau, eles mapearam a concentração e o custo do tratamento em nível regional – um esforço que antes não era possível.
Em menos de meio dia, a Heon tinha vários painéis prontos para uso dos clientes. Hoje, em vez de codificar mapas personalizados, o Heon pode criar mapas simplesmente arrastando e soltando campos regionais no Tableau.
Quando Liliana Quintero Cardozo, diretora de inteligência de negócios fala sobre o impacto do Tableau na empresa, ela descreve o Tableau como sendo “a melhor decisão que poderíamos tomar”.
Tableau: Por que você comprou o Tableau em vez de criar sua própria ferramenta?
Liliana: Estávamos enfrentando um problema; vários, de fato, que nos levaram a implementar o Tableau na organização. Um deles era a velocidade. Teríamos que fazer muito desenvolvimento para trás, um grande número de etapas nas quais passamos muito tempo para entregar um produto acabado que estivesse de acordo com as necessidades do cliente. Então, houve muitas coisas que percebemos. O Tableau foi a melhor decisão que pudemos tomar porque havia muitas lacunas que desconhecíamos.
Tableau: você pode compartilhar um exemplo de algo que conseguiu com o Tableau?
Liliana: A primeira prova de conceito que fizemos foi identificar a taxa de acidentes, que é extremamente importante para uma organização de saúde que está analisando custo versus renda. O que fizemos foi realizar essa prova de conceito, identificando a taxa de acidentes em nível nacional, por região e para cada um dos departamentos, municípios, até o nível IPS. Ao identificar essa taxa de acidentes, que não pudemos realizar com outras ferramentas, avançamos um pouco e nos propusemos a realizar uma prova de conceito com programas especiais nos quais avaliamos doenças como HIV, câncer e hemofilia.
“Com o Tableau, o mapa já está configurado … e era muito simples identificar onde essas doenças estavam concentradas em nível regional.” Liliana Quintero Cardozo, Diretora de Inteligência de Negócios.
Tableau: Como você fez isso?
Liliana: Fizemos isso através de mapas da Colômbia, que não tínhamos conseguido antes. Quando fizemos nossos primeiros mapas da Colômbia antes de ter o Tableau, foi muito complicado, porque quase tivemos que desenhar o mapa.
Tableau: como o Tableau simplificou seu processo de mapeamento?
Liliana: Com o Tableau, o mapa já está configurado, a geografia estava pronta e era muito simples identificar onde os custos mais altos dessas doenças complicadas estavam concentrados em nível regional e a implementação. Vendo como fizemos isso tão rapidamente, lançamos a terceira etapa, que era tornar os dados em nível superior. Identificamos todas essas informações e as implementamos em não mais de meio dia com a ajuda de nosso parceiro, o Tableau. Sentamos e dissemos: “aqui está a ferramenta, use-a, preencha as tabelas com as fontes de informação”. Naquela manhã, das 8 às 12 horas, um dos meus analistas já tinha muitos painéis prontos. Obviamente, em todos os meus anos de trabalho, nunca imaginei que pudesse ser tão rápido.
Tableau: Quais outros benefícios você experimentou com o Tableau?
Liliana: O Tableau respondeu e superou nossas expectativas. O mais importante foi a parte financeira; quando nos ofereceram o Tableau, dissemos a nós mesmos que isso devia valer muito dinheiro. Ficamos realmente surpresos com o custo. Fizemos uma mesa de decisão. O custo foi muito menor do que o orçado com outros fornecedores de ferramentas de inteligência de negócios.
Quer saber mais?
Envie um e-mail para comercial@meninodosite.com.br, ficaremos felizes em ajudá-lo.
SOBRE A ÁXE
Revenda Oficial da Tableau e do SAP Business One, a ÁXE Tecnologia se destaca na implementação de soluções que atuam em processos de negócios com recursos de governança, aumentando a produtividade das empresas clientes. São produtos inovadores, que conciliam tecnologia, pessoas e dados.