Gestão Comercial: é muito além da venda!

Impulsionada pela pandemia da COVID-19, aplicação em nuvem ganha força

Conheça um pouco mais deste serviço que trabalha com foco no resultado final.

Eficiência nas vendas, superar metas, gerar e a ampliar o lucro. Esse é o foco!

A “receita” para o sucesso da Gestão Comercial parece simples: 2 + 2 = 4… mas não é assim não, longe disso. Para conquistar resultados positivos na gestão comercial de uma empresa, de um comércio, de uma indústria ou de um prestador de serviços – não importa o tamanho ou o segmento – tem que suar a camisa.

É muito estudo, dedicação, planejamento e comprometimento!

A gestão comercial de uma empresa trabalha em busca de novas estratégias, modernas e atualizadas, que otimizem a gestão de processos e, principalmente, os resultados.

A meta é fazer mais – com a mesma qualidade ou com qualidade superior – e gastar menos!

Conhecimento como diferencial

Saber nos mínimos detalhes o funcionamento, os pontos fortes e fracos e as oportunidades de melhoria, talvez seja a melhor estratégia, que impulsiona resultados.

Para se manter atualizado destas informações, o gestor comercial precisa estar atento aos movimentos no mercado, do cliente e aos ajustes internos. Este conhecimento, em geral, está bastante ligado à proatividade e é um diferencial de peso no processo de comercialização e seus estágios.

Uma aliada importantíssima, digo, fundamental, para atingir este objetivo é – sem sobra de dúvida – a TECNOLOGIA. A partir de sistemas de gestão empresarial, empresas otimizam processos, enxugam custos, reduzem a burocracia, automatizam funções e se tornam mais produtivas e eficazes.

Processo de comercialização

Para emplacar um trabalho com maestria e conquistar os resultados desejados, o gestor comercial deve estar atento a algumas etapas, ou processos, que fazem com que a Gestão Comercial seja o mais linear e eficaz possível.

Vamos conhecer algumas dessas etapas que merecem a nossa atenção?

Importante começar pelo Marketing, que realiza um trabalho de inteligência junto aos processos de venda. O relacionamento com o cliente é outro ponto primordial, que merece toda a atenção – gera confiança e comprometimento.

A partir daí, as atenções se voltam aos processos de vendas em si, à gestão da equipe e sua produtividade, ao cuidado com a performance e o desempenho.

A gestão da informação e do conhecimento também merece relevância, junto da gestão de custos e de produtos.

Para finalizar, o olhar do gestor se concentra na experiência do cliente, que deve ser a melhor possível – não podemos medir esforços, a percepção do cliente deve ser sempre positiva.

A partir deste momento, inicia um projeto que é cíclico, de gestão da estratégia de venda, avaliação do processo, ajustes e melhorias.

Equipe: o alicerce

A equipe comercial é, sem sombra de dúvida, fundamental para o sucesso de uma companhia. É onde se concentram os profissionais que, na maioria das vezes, negociam contratos e vendas; fomentam e prospectam novos negócios e clientes.

Em muitos casos, eles são os profissionais da empresa que mais têm contato com o cliente, assim, são a nossa voz. Recebem feedbacks diretamente do cliente, as vezes positivos e outras nem tanto, e cumprem a importante missão de repassar internamente essas informações e sugestões de melhoria. São dados que chegam com o propósito de estimular a evolução, gerar a mudanças, aperfeiçoar o atendimento como um todo e contribuir com a satisfação do cliente.

Olhar atento

O Gestor Comercial precisa estar atento às ações de seus clientes finais para identificar as informações necessárias para a otimização das operações. Os produtos ou serviços oferecidos precisam estar bem apresentados e a equipe com discurso 100% alinhado para destacar os diferenciais.

Uma série de análises precisam ser feitas e renovadas com frequência, como o perfil dos clientes e da concorrência, focado na definição de métodos para o estabelecimento de preços e promoções. A análise de dados é estratégica! Mas internamente a gestão de processos também precisa estar bem alinhada. Exemplo disso é a definição do capital de giro necessário para manter o controle de estoque, alinhamento que deve ser feito com base em giro médio diário e prazos de reposição. Otimizar esses processos por meio de um sistema de gestão empresarial torna a empresa mais sinérgica, automatizada e, sobretudo, reduz custos e aumenta a produtividade.

Quais as responsabilidades da Gestão Comercial?

A meta é conquistar oportunidades de crescimento. Como?

A equipe trabalha em busca de soluções e ferramentas que estimulem a produtividade, ampliem a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos e fortaleçam a competitividade na organização diante do mercado.

Em resumo: a Gestão Comercial explora uma série de atividades que visam o desenvolvimento contínuo do negócio. Poder contar com soluções tecnológicas é imprescindível e gera impacto real nos resultados da empresa.

Próximos passos

Agora que você já reforçou conceitos importantes sobre Gestão Comercial, é hora de botar a mão na massa e agir para fazer a diferença para a empresa.

Assessoria de Comunicação Áxe Tecnologia: Fernanda Thiesen Furtado – Jornalista JPSC 1449

Quer saber mais

Envie um e-mail para comercial@meninodosite.com.br, ficaremos felizes em ajudá-lo. 

SOBRE A ÁXE

Revenda Oficial da Tableau e do SAP Business One, a ÁXE Tecnologia se destaca na implementação de soluções que atuam em processos de negócios com recursos de governança, aumentando a produtividade das empresas clientes. São produtos inovadores, que conciliam tecnologia, pessoas e dados.

Esta Gostando? Compartilhe

Mais Populares: