Como criar e salvar uma consulta no SAP Business One

Como-criar-e-salvar-uma-consulta-no-SAP-Business-One_blog

Olá pessoal!

Neste conteúdo, veremos como criar e salvar uma consulta no SAP Businnes One. Para tal a primeira coisa que precisamos nos questionar, é: “Qual informação quero obter do banco de dados do SAP?

Para solucionar nossa necessidade, é importante conhecer os processos de negócio do SAP Business One. Neste documento, iremos usar uma necessidade, que é: “Quais os pedidos de compra em aberto, com data de entrega menor que a data atual?”

Tendo nossa dúvida definida, precisamos pensar onde essa informação é registrada. Se tratando de data de entrega do pedido de compra, já sabemos que o documento que devemos tratar é o próprio pedido de compra.

Agora iremos começar os trabalhos de extração dos dados.

Quais dados eu preciso para a consulta?

Primeiramente, precisamos saber onde no banco de dados do SAP, estão registrados os dados, ou seja, qual TABELA e CAMPOS, o SAP registra os preços das notas fiscais de entrada. Para conseguirmos essa informação, o SAP nos disponibiliza um recurso muito importante, onde ele nos mostra qual o nome da tabela e do campo que precisamos, somente passando o mouse sobre o campo (Infelizmente, existem campos que não conseguimos através desta funcionalidade). Antes de mostrarmos como usar essa funcionalidade de saber o nome da tabela e dos campos, vamos abrir o formulário de Pedido de Compra.

Para isso, basta acessar: Módulos > Compras – C/P  > Pedido de Compra

ou

Agora, para conseguirmos obter a informação da tabela e do campo, precisamos ativar o recurso do sistema, que nos possibilita essa rastreabilidade.

Para isso, basta acessar: Visão > Informações do sistema

Quando habilitado essa opção, ao passar o mouse sobre os campos dos formulários, o SAP irá evidenciar o nome da tabela e do campo com foco do mouse. No exemplo abaixo, nós precisamos saber a seguinte informação: “Onde fica registrado a data de entrega do pedido de compra?”

Para isso, no formulário de Pedido de Compra, vamos colocar o mouse sobre o campo “Data de Entrega” na linha do item:

Note que ao colocar o mouse sobre o campo “Data de entrega” na linha do documento, o SAP apresenta abaixo algumas informações, e conforme grifado na imagem acima, temos as seguintes informações:

POR1, ShipDate

POR1 é a tabela

ShipDate é o campo

Portanto, já temos os dados necessários para gerar nossa primeira consulta.

Como extrair os dados?

Agora vem a parte interessante do conteúdo. Se já temos o nome da tabela que registra a data de entrega do pedido de compra, mas não basta trazer somente a data de entrega, precisamos também de outras informações relevantes para a análise dos dados. Para isso, efetuaremos os procedimentos do tópico anterior para identificar outras informações relevantes, e chegamos a seguinte estrutura:

Notem que agora precisamos de dados de duas tabelas. Com os dados acima, agora conseguimos gerar uma consulta que retorne as informações que precisamos. Para isso, iremos utilizar outra ferramenta do SAP Business One, que é para extração de dados, ou seja, para geração de relatórios.

Para isso, basta acessar: Ferramentas > Consultas  > Gerador de consultas

Neste formulário, é possível ter acesso a todas as tabelas do SAP Business One.

No nosso exemplo, precisamos da tabela OPOR e POR1, portanto, iremos informar estas tabelas no formulário de gerador de consultas:

Basta informar o nome da tabela no campo grifado, e pressionar TAB no teclado, que a tabela será apresentada e seus respectivos campos serão mostrados no grid a direita. Como estamos trabalhando com duas tabelas, quando selecionado a tabela do lado esquerdo, no grid serão apresentados os campos da tabela selecionada.

Note que no campo “De”, o SAP fez uma junção das duas tabelas através de um script SQL de forma automática, porém, pode acontecer em alguns casos, de essa junção não acontecer de forma automática, e nestes casos demandará um conhecimento do usuário na questão de junções de tabelas através de SQL para resolver o problema.

Agora precisamos selecionar os campos relevantes nas tabelas. Para isso, basta clicar no campo “Selecionar”, e depois dar duplo clique nos campos relevantes da tabela, conforme havíamos levantado anteriormente.

O campo LineStatus, é uma informação que precisamos para filtrar nosso relatório, pois a ideia, é trazer somente pedidos em que as linhas estejam com status aberto. Para isso, vamos voltar um pouco no documento, e vamos novamente utilizar o recurso de informação do sistema, para obter o valor do campo LineStatus relevante para nosso caso.

Note na imagem acima, que ao colocar o mouse sobre o campo “Status da Linha”, o sistema apresenta no rodapé, a informação do valor no banco de dados. Ou seja, o valor “Abrir” na linha do documento, corresponde a “O” no banco de dados. Portanto, precisamos pegar todos os pedidos de compra, que o valor da linha no banco de dados, sejam “O”.

Então, voltando para nosso formulário de Gerador de consultas, vamos agora efetuar um filtro em nossa consulta.

Note que no campo “Onde”, eu selecionei o campo “LineStatus”, e eu defini uma condição para o filtro. Neste caso, estou usando a condição “Igual”, porém, existe outras condições possíveis, conforme imagem acima. Além do filtro do status da linha, também quero colocar um filtro, onde, a data de entrega seja menor que a data que eu vou passar como variável.

Traduzindo o filtro, temos a seguinte informação: Me traga somente os pedidos de compra que LineStatus seja igual ‘O’ e ShipDate menor ou igual a data que eu informar.

Ao pressionar o botão “Executar”, será solicitado um valor para a variável “[%0]”, onde o usuário poderá informar uma data a qual quer filtrar:

O usuário deverá informar a data relevante, e pressionar “OK”. Será apresentando uma lista de pedidos, onde o Status da linha esteja aberto, e a data de entrega seja menor ou igual a data informada pelo usuário.

Na parte superior, é possível ver o script SQL gerado automaticamente pelo SAP, e abaixo o resultado da consulta. O usuário poderá salvar esta consulta, para que seja utilizada como relatório.

Para isso, basta gravar a consulta, utilizando o seguinte recurso:

Clicando no botão “Gravar como”, será aberto um novo formulário, onde o usuário poderá vincular esta consulta a um grupo de consultas, ou criar um novo grupo para organizar os relatórios.

Caso queira criar um novo grupo, o usuário pode clicar no botão “Administrar categorias”, e criar uma nova categoria.

Ao adicionar, ainda será preciso atribuir os grupos de consulta, para que possa ficar disponível para o usuário.

Após os procedimentos acima, o usuário poderá salvar a consulta ao grupo criado.

Agora o usuário poderá executar o relatório quando for necessário, e não precisará mais efetuar o processo de geração da consulta.

Autor: Everton Silva
Consultor – ÁXE | Tecnologia

Quer saber mais

Envie um e-mail para comercial@meninodosite.com.br, ficaremos felizes em ajudá-lo. 

Sobre a ÁXE

Revenda Oficial da Tableau e do SAP Business One, a ÁXE Tecnologia se destaca na implementação de soluções que atuam em processos de negócios com recursos de governança, aumentando a produtividade das empresas clientes. São produtos inovadores, que conciliam tecnologia, pessoas e dados

Esta Gostando? Compartilhe

Mais Populares: